CURSOS DE IDIOMAS

Informações sobre os Cursos de Idiomas do CENEX da FALE: cursos à distância e presenciais.

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EXAMES DE PROFICIÊNCIA

Exames de proficiência em línguas para a pós-graduação, mobilidade internacional e CELPE-BRAS.

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PROGRAMAS E PROJETOS DE EXTENSÃO

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TRADUÇÃO, REVISÃO, VERSÃO E TRANSCRIÇÃO

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Envio de documentos para exame de proficiência


IMPORTANTE: 

1)  O envio do documento é apenas UMA PARTE da inscrição no exame. Veja como é o processo de inscrição no item nº 3 do EDITAL.

2) VEJA ESTE TUTORIAL  antes de tentar enviar os seus documentos.

3) O login e a senha deste cadastro são NOVOS e devem ser criados no próprio módulo

4) Se você enviou documento para exames de proficiência realizados PELO CENEX a partir de Agosto/2020, não precisa enviar novamente.

5) A Carteira Nacional de Habilitação é aceita como documento.

6) O documento deve ser enviado em até 4 dias antes da data do exame.


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⇒ Como faço para confirmar se o documento foi recebido? >> CLIQUE AQUI

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O Sistema de Informação da Extensão, SIEX/UFMG, é um sistema de cadastro e gerenciamento de dados que foi criado tendo em vista as novas demandas e desafios da Extensão na Universidade Federal de Minas Gerais. A primeira versão do SIEX foi desenvolvida pela UFMG em 1993 e passou a atender às universidades integrantes do Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras em 2000. O novo SIEX, além de registrar as informações da Extensão, irá auxiliar a Pró-reitoria de Extensão e os Centros de Extensão a gerir as atividades.

A consulta a esse rico banco de dados é aberta a toda a comunidade, sem a necessidade de cadastro prévio, senhas ou login, basta clicar no menu ao lado para conhecer mais sobre a Extensão universitária e consultar ações de extensão da UFMG.

Ação de Extensão:

As ações de Extensão tem por meta a integração da UFMG com a sociedade, visando estabelecer vínculos efetivos com os movimentos, demandas e políticas de diferentes setores sociais. A base dessa integração é o diálogo realizado por meio de Programas, Projetos, Cursos, Eventos e Prestação de serviços promovidos pela comunidade acadêmica.

 

O SIEX/UFMG disponibiliza todas as ações de Extensão para consulta da comunidade. Basta preencher um dos campos de pesquisa para ter acesso às informações. O SIEX disponibiliza também o georreferenciamento das ações cadastradas.

 

Clique aqui para realizar uma consulta online de Ações de Extensão

Instruções para apresentação das propostas das Ações de Extensão ao CENEX/FALE/UFMG

Primeira Etapa: preencher a proposta da Ação de Extensão no SIEX.

Como acessar o SIEX/UFMG

Acesse o SIEX/UFMG por meio do portal minha UFMG.

Acesse o link “Sistema de Informação da Extensão”.

Atenção! O vínculo institucional e os dados pessoais devem estar atualizados.

Como inserir um novo registro:

  1. O acesso aos formulários no SIEX/UFMG é feito por meio do comando “Inserir”, localizado no menu à esquerda da página inicial do SIEX.

Atente-se para o tipo de ação que se deseja registrar:

Programa, Projeto, Curso, Evento e Prestação de Serviços

  1. Os formulários para o registro de uma nova ação de extensão no SIEX/UFMG são constituídos de quatro seções (abas):

Descrição, Equipe, Parcerias e Abrangência

No rodapé de cada uma dessas seções, é possível “salvar”, após cada informação adicionada. É aconselhável que se tenha a proposta da ação de extensão pronta (em Word) para facilitar o preenchimento dos dados no formulário, copiando-os dessa versão em Word.

  1. Ao terminar do preenchimento da seção, acione o botão “Salvar e Avançar”.

Ressaltamos que toda informação solicitada que contenha um asterisco é de preenchimento obrigatório.

  1. Finalizado o preenchimento de todas as abas que compõem o formulário, acione o botão “submeter à aprovação”. 
  1. Caso a submissão tenha êxito, o sistema exibirá uma mensagem de confirmação do envio do formulário e enviará uma mensagem eletrônica ao proponente, por meio de seu e-mail institucional, e uma mensagem ao CENEX informando que há um novo registro no sistema para ser avaliado.

Segunda Etapa: enviar a seguinte documentação para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

I - declaração do município, órgão, setor, instituição (pública ou privada), comunidade ou indivíduo que comprove interesse nas ações da atividade proposta ou justificativa explicitando os motivos pelos quais tal declaração não se aplica;

II - instrumento legal que formaliza o compromisso entre as partes, no caso de proposta de ação interinstitucional;

III - declaração do dirigente que ateste o interesse nas ações da atividade, no âmbito de sua Unidade/Órgão, proposta por servidor com lotação diversa;

IV - aprovação pela Câmara de Extensão ou Câmara Departamental à qual está vinculado, seja o docente proponente, seja o docente Coordenador Acadêmico;

V - declaração do docente concordando em participar como integrante da equipe de desenvolvimento da atividade de extensão;

VI - autorização da chefia imediata do servidor técnico-administrativo em educação, seja proponente, seja integrante da equipe de trabalho;

Terceira Etapa: após o recebimento dos documentos e a conferência do correto preenchimento da proposta no SIEX, o processo será encaminhado pela secretaria do CENEX à Câmara de Extensão para análise e aprovação da documentação.

Quarta Etapa: após a aprovação da documentação, a Câmara de Extensão encaminhará o processo ao CENEX para aprovação do mérito da ação de extensão.

Quinta Etapa: as propostas aprovadas no CENEX terão seu registro no SIEX aprovado.

Sexta Etapa: após a aprovação do registro no SIEX, as ações desenvolvidas com a colaboração das fundações de apoio serão encaminhadas à Congregação da FALE para autorização.

Após aprovação do registro, pelo CENEX, a atividade fica disponível para consulta de todos os usuários do SIEX/UFMG.

Em caso de reprovação do registro, uma mensagem eletrônica é enviada para o e-mail institucional do proponente informando o motivo da reprovação. A proposta reprovada retornará para um status de edição para que o usuário possa ajustá-la e encaminhar novamente para avaliação.

Após a realização da Ação de Extensão é importantíssimo acessar novamente o SIEX, acessar o projeto (ativo) e preencher a aba ‘Resultados Atingidos’. Devem ser informados os resultados específicos: ‘público atingido’ (para Projetos, Eventos, Prestação de serviços) e concluintes (cursos); Resultados Gerais (uma avaliação geral do que foi realizado, em poucos caracteres) e Produção (caso haja).

Após o preenchimento desses resultados, o formulário deverá ser novamente submetido ao CENEX. Após a aprovação dos dados inseridos nessa etapa, pelo CENEX, a atividade pode ser concluída se não houver planos para novas atividades a ela relacionadas. Para tal, acessar a página principal do SIEX, onde estão registradas todas as ações de extensão da pessoa. Deve-se clicar em ‘Concluir Ação de Extensão’, inserir o número do registro da ação de extensão e confirmar que quer concluir.

O projeto poderá, no então, ser reaberto em momento futuro, enviando-se e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Se houver planos para novas atividades, a proposta deve ser mantida ativa, com atualizações, mesmo que gerais, tais como (estamos fazendo levantamentos, comissões, avaliações etc).

Atenção! O registro de uma ação de extensão é único. Não é necessário registrá-la novamente caso tenha suas atividades prorrogadas ou haja novas edições da ação. Neste caso, o coordenador deverá atualizar o registro conforme descrito no tópico “Atualizando o registro de uma ação de extensão”.

Belo Horizonte, 23 de agosto de 2021

Adriana Tenuta e Heloísa Penna

Coordenação do CENEX/FALE/UFMG

240 ENCONTRO DE EXTENSÃO - 2021

O Encontro de Extensão promove a divulgação dos trabalhos de extensão desenvolvidos na UFMG e proporciona espaço para a troca de saberes e conhecimentos entre os participantes. Os trabalhos, aqui entendidos como resultados ou produtos desenvolvidos no âmbito das atividades de extensão, podem ser inscritos no 240 ENCONTRO DE EXTENSÃO por estudantes da UFMG que participem de atividades de extensão nas modalidades programa, projeto, curso ou prestação de serviço, em especial aquelas contempladas com bolsas de extensão, conforme previsto no Termo de Compromisso do(a) discente bolsista para o ano de 2021 e nos editais especificados abaixo:

  • Proex no 01/2020 Fomento de Bolsas de Extensão para Programas e Projetos de Extensão — Pbext;
  • Edital no 06/2021 Apoio à Política de Extensão da Proex/UFMG;
  • Edital Proex no 02/2021 Fomento à Formação em Extensão Universitária no Âmbito da PósGraduação;
  • Edital Proex no 04/2021 Apoio ao Aprimoramento da Gestão e Avaliação da Extensão Universitária por meio da Concessão de Bolsas aos CENEX da UFMG;
  • Edital Proex no 03/2021 Proex Democratizar Fomento de Bolsas para Programas, Projetos e Cursos de Extensão em Direitos Humanos.

Os Centros de Extensão (CENEX) serão responsáveis pelo contato com estudantes, coordenadores e demais interessados em suas Unidades, para esclarecimento de dúvidas, repasse de informações e mobilização da comunidade interna para participação no 240 Encontro de Extensão.

A PROEX prestará esclarecimentos e atenderá solicitações de apoio que se mostrarem necessárias pelo email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e telefone 3409-3215.

ETAPAS

1.     INSCRIÇÃO

Os(as) estudantes deverão fazer a inscrição do trabalho no sistema Semana do Conhecimento (https://aplicativos.ufmg.br/conhecimento/semana) de 9 de agosto a 10 de setembro.

O(a) estudante que efetivar a inscrição do trabalho no sistema será considerado(a) o(a) autor(a) do trabalho. Os demais participantes do trabalho deverão ser cadastrados no sistema como coautor(es). No momento da inscrição do trabalho, o nome do(a) orientador(a) do(a) estudante bolsista aparecerá automaticamente. No caso de estudante voluntário, o(a) autor(a) deve inserir o nome do orientador.

O trabalho inscrito consistirá em:

  1. RESUMO: deverá contemplar introdução, objetivos, metodologia, desenvolvimento, resultados e avaliação, considerações finais, apoio e palavras-chave, tendo, no máximo, 4.000 caracteres, incluindo espaços. As referências bibliográficas ficarão no campo de texto à parte. A estrutura do resumo pode ser dividida em tópicos ou em texto;
  2. PÓSTER DIGITAL: deverá conter o título do trabalho, autores e outras informações e imagens que contribuam para a apresentação e avaliação do trabalho, em formato PDF, com tamanho máximo de 2Mb (usar arquivo "Modelo de pôster de apresentação de trabalhos (.pptx) — 2021 ' disponível no site do evento, na aba "Material de Apoio");
  3. VÍDEO: deverá ter no máximo 5 minutos, deve apresentar a atividade de extensão, o desenvolvimento, os resultados entre outras informações necessárias ao entendimento da atividade. Deverá ser produzido, preferencialmente, em posição horizontal, com as dimensões da imagem de 1024 x 768 pixels, e com a proporção de 16:9 (1,77) (poderá ser feito com o próprio celular do estudante). O Vídeo deverá estar no Youtube, configurado como "não listado", disponível para visualização até o final do evento e a opção "permitir incorporação de vídeo" deverá estar habilitada durante todo o evento.

O orientador será notificado da submissão do trabalho pelo sistema e deverá acompanhar/instruir o estudante, buscando assegurar a qualidade do trabalho, aprovando-o até 10 de setembro: trabalhos não aprovados serão invalidados no sistema. Somente serão aceitos trabalhos referentes aos projetos e programas, cursos e prestações de serviço desenvolvidos ou em desenvolvimento no ano de 2021.

2.     AVALIAÇÃO DOS TRABALHOS

Os trabalhos serão analisados pela comissão avaliadora (até 20 de outubro) instituída em cada Unidade, utilizando o sistema Semana do Conhecimento.

Os avaliadores invalidarão (atribuindo nota zero) as inscrições que: (a) não forem ações, resultados ou produtos desenvolvidos no âmbito das atividades de extensão, (b) se limitem à descrição dos programas, projetos, cursos ou das prestações de serviço, ou (c) se limitem aos resultados de pesquisa.

A PROEX encaminhará aos CENEX a lista de nomes dos coordenadores dos projetos e programas de extensão contemplados com recursos elou bolsas da PROEX para que possam ser convidados a participar da comissão avaliadora, em conformidade com o disposto nos editais.

Cada CENEX deverá indicar no sistema Semana do Conhecimento as comissões de avaliação, formadas por dois avaliadores (professores elou técnico-administrativos em educação com mestrado ou doutorado) até o dia 15 de setembro de 2021. Cada comissão deverá avaliar até dez trabalhos. Os avaliadores serão responsáveis pela avaliação dos trabalhos no período de 16 de setembro a 20 de outubro. Recomendase a indicação de suplentes para o caso de imprevistos.

A avaliação do trabalho e atribuição de notas de 0 (zero) a 10 (dez), terá como referência o resumo, o pôster digital, o vídeo e a arguição oral considerando os seguintes critérios:

  • Clareza e pertinência dos objetivos apresentados;
  • Consistência teórica, adequação metodológica e indicação de referências;
  • Atendimento às diretrizes da extensão: Indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão; Interdisciplinaridade; Impacto e transformação; Impacto na formação do discente e Interação dialógica com a sociedade;
  • Explicitação dos resultados parciais ou totais e das produções geradas;
  • Explicitação do impacto junto ao público-alvo e aos estudantes;
  • Domínio e clareza do conteúdo apresentado no desenvolvimento do tema.

2.1  ARGUIÇÃO ORAL

A arguição oral será realizada via plataforma de videoconferência, por endereço divulgado pelo Centro de Extensão da unidade e servirá para que os avaliadores possam tirar dúvidas sobre os trabalhos, bem como para complemento de informações pelos estudantes. Observações:

  • Recomenda-se o tempo de arguição de cada trabalho de até 10 minutos;
  • Representantes das comunidades, grupos ou instituições com quem as atividades de extensão são desenvolvidas poderão participar da arguição oral;
  • Os trabalhos cujo autor(a) elou coautor(a) não estiverem presentes no momento previsto para a arguição pelas comissões avaliadoras serão eliminados e não terão certificação;
  • Cada Unidade deverá providenciar a organização junto aos estudantes e avaliadores para arguição oral;
  • Serão arguidos exclusivamente os/as estudantes autores/as elou coautores/as do trabalho.

A nota final será calculada a partir da média das notas atribuídas a cada critério especificado no item 2.

A partir das notas finais, os trabalhos serão classificados por Unidade Acadêmica, permitindo extrair os com maior nota, para premiação nas unidades e para segunda arguição, por comissão avaliadora constituída por membros da Câmara de Extensão, dos Comitês Assessores e parceiros da comunidade externa.

3.      PREMIAÇÃO DOS TRABALHOS SELECIONADOS NAS UNIDADES

Os trabalhos selecionados nas unidades, correspondentes a 10% dos apresentados, serão premiados como Relevância Acadêmica.

4.     AVALIAÇÃO DOS TRABALHOS PELA CÂMARA DE EXTENSÃO

Os trabalhos selecionados nas unidades como Relevância Acadêmica serão avaliados pela comissão avaliadora constituída pelos membros da Câmara de Extensão, dos Comitês Assessores e parceiros da comunidade externa, utilizando-se os mesmos critérios estabelecidos no item 2. A arguição acontecerá em plataforma de videoconferência, no dia 27 de outubro (link a ser divulgado pela Pró-Reitoria de Extensão).

5.      PREMIAÇÃO E ENTREGA DE CERTIFICADOS

A Câmara de Extensão escolherá 16 (dezesseis) trabalhos que receberão o prêmio Destaque de Extensão (assegurando que sejam de áreas temáticas distintas) durante a cerimônia de encerramento da Semana do Conhecimento, a ser realizada no dia 29 de outubro de 2021 , em plataforma de videoconferência.

Os certificados de participação como avaliador(a), autor(a) de trabalho, premiado como 'Relevância acadêmica' e 'Destaque de Extensão' estarão disponíveis no Sistema Semana do Conhecimento após o término do evento.

6.        CRONOGRAMA

DATA

ATIVIDADE

RESPONSÁVEL

9 de agosto

Envio do Documento Referência do 240 Encontro de Extensão aos CENEX

pROEX

Divulgação aos bolsistas e coordenadores (e-mail) sobre o Encontro de Extensão

pROEX

13 de agosto

Reunião com Centros de Extensão para orientações sobre 0 240 Encontro de Extensão

PROEX

9                    de agosto a

10                de setembro

Inscrição — submissão dos trabalhos

Estudante

Orientação aos estudantes e acompanhamento da inscrição do(s) trabalho(s)

Orientador

Acompanhamento da submissão de trabalhos

CENEX

9 de agosto a

14 de setembro

Período de inscrição das duplas de avaliadores no Sistema

CENEX

setembro

Data limite para aprovação ou reprovação dos trabalhos inscritos

Orientador

15 de setembro

Comunicação aos avaliadores sobre os trabalhos pelos quais são responsáveis e envio de orientações para avaliação

CENEX

15 de outubro

Data-limite para divulgação aos estudantes e envio à Proex do quadro de horários e dos endereços (links) de arguição dos trabalhos

CENEX

18 e 19 de outubro

Arguição de trabalhos nas Unidades e avaliação pela comissão designada pelos CENEX

Avaliadores, estudantes,

CENEX e PROEX

20 de outubro

Data limite para entrega das avaliações aos CENEX

Comissões avaliadoras

21 de outubro

Lançamento das notas nas unidades acadêmicas no sistema Semana do Conhecimento para fechamento da nota final

CENEX

22 de outubro

Divulgação dos 10% de trabalhos selecionados por Unidade Acadêmica

CENEX e PROEX

 

Premiação dos selecionados nas unidades como Relevância Acadêmica

CENEX

27 de outubro

Arguição oral e avaliação da Câmara de Extensão

Avaliadores, estudantes e

PROEX

29 de outubro

Premiação e entrega dos certificados para os 16 trabalhos finalistas

PROEX

05 de novembro

Data-limite para envio, por e-mail, de sugestões para melhorias do evento e do sistema Semana do Conhecimento

CENEX

13 de novembro

Data limite para entrega de relatório das atividades desenvolvidas no 240 Encontro de Extensão

PROEX

 

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