Terra Brasil: curso de língua e cultura

Apresentação

Terra Brasil: curso de língua e cultura destina-se a falantes de qualquer idioma que queiram aprender a variante brasileira da Língua Portuguesa. Este livro-texto destina-se a alunos iniciantes e também àqueles que já tenham algum conhecimento do idioma. As primeiras unidades (1 a 4) têm como público-alvo os principiantes, sem conhecimento do Português. As demais (Unidades 5 a 12) destinam-se a alunos que têm conhecimento básico sobre a Língua Portuguesa e querem se aperfeiçoar.

Este livro compreende: diálogos, uso comunicativo, tarefas, textos para leitura, atividades de escrita e de produção de texto, compreensão auditiva, fonética, aspecto cultural e sistematização gramatical. As unidades são temáticas e em todas há sugestão de músicas com indicação de sites para o acesso às letras sugeridas. Em geral, as atividades e tarefas estão relacionadas com um dos temas abordados na unidade estudada.

As unidades são sempre introduzidas por um diálogo representados por falantes nativos em situações  naturais de comunicação. Os diálogos contextualizam os temas das unidades e servem de ponte para que os aspectos linguísticos sejam trabalhados. Quase sempre há um toque de humor nas cenas.

Todas as unidades estão subdivididas em tópicos voltados para o desenvolvimento de uma habilidade linguística específica. Na ponta da língua é o tópico que compreende atividades para a solidificação dos conhecimentos linguísticos e comunicativos. Nele são focalizados formas e usos comunicativos, por meio de atividades de compreensão e escrita, para que o aprendiz seja capaz de utilizar a linguagem de acordo com o padrão da variante brasileira da Língua. As atividades propostas em Na ponta da língua visam à aplicação de conhecimentos linguísticos adquiridos e de estruturas gramaticais sistematizadas. Prioriza-se o aspecto funcional do uso da língua e, para isso, procura-se apresentar contextos plausíveis para o uso comunicativo.

Sem ignorar a existência dos vários níveis de linguagem, procura-se apresentar a Língua Portuguesa em seu aspecto mais formal, menos coloquial. Optou-se pela norma padrão do Português, a que é usada pelos veículos  globais de comunicação jornalística nacional (imprensa escrita e televisiva). Além da norma padrão, procurou-se contemplar os níveis formais e informais de uso no tópico Guarde bem!. Nele são introduzidos termos, vocábulos, expressões úteis para interação na variante brasileira da Língua Portuguesa.

No tópico Bate-papo são propostos temas para conversas que têm como meta o desenvolvimento de habilidades de compreensão auditiva e expressão oral. É o convite para uma conversa em sala de aula, momento para que todos exponham suas idéias e opiniões. Durante esses bate-papos, devem ser trabalhadas as diversas maneiras possíveis de se empregar as palavras, expressões e estruturas da língua.

Sistematizar é preciso... é o tópico em que se abre espaço para a organização formal das estruturas linguísticas priorizadas em cada unidade. Apresentada de maneira clara e sucinta, a explicitação das regras gramaticais é um dos recursos oferecidos neste livro, sobretudo para o aluno que queira ultrapassar os limites comunicativos. Na prática, constata-se que grande parte dos aprendizes de língua estrangeira sente necessidade de exercitar, de repetir, de procurar padrões e regularidades. Para atender a essa demanda, além da sistematização gramatical, incluímos propostas de atividade de natureza estrutural. Entretanto, lembramos que devem ser considerados  corretos os enunciados  produzidos pelo aprendiz  que sejam gramaticalmente aceitáveis e comunicativamente adequados durante uma dada interação discursiva.

No tópico Leio, logo entendo, encontram-se textos para leitura cuidadosamente selecionados com a finalidade de ampliar o vocabulário do aluno, de promover o desenvolvimento da habilidade de compreensão escrita, além de favorecer o entendimento de aspectos culturais do Brasil. Geralmente, são seguidos de perguntas a serem respondidas oralmente ou por escrito. Em Ouça bem! estão as propostas de compreensão auditiva. Presente em todas as unidades, esse tópico oferece ao estudante a oportunidade de ouvir vários registros em Português, para que possa entrar em contato com a diversidade dialetal dessa língua. Os diálogos estão gravados em CD, que será utilizado pelo professor em sala de aula. Em Sons da terra, há sugestões de músicas para serem ouvidas que muito contribuem para a consolidação dos sons da língua.

Terra Brasil é um livro didático concebido com o objetivo de ser suporte eficaz para a aquisição das habilidades de ouvir, falar, ler e escrever em Língua Portuguesa do Brasil. Nós, as autoras, com base em nossas experiências com o ensino de Português como segunda língua e como língua estrangeira investimos na integração dessas habilidades, por isso incluímos o Desafio: tarefa comunicativa. Esse tópico tem como alvo a preparação do estudante para interagir na sociedade brasileira; é um convite para o uso da linguagem com um propósito social, por meio de gêneros textuais.

Desafio: tarefa comunicativa é uma atividade com um propósito comunicativo para levar o aprendiz a usar a Língua Portuguesa de forma semelhante à maneira que seria usada pelos falantes nativos. Portanto, trata-se de uma ação com um propósito direcionado a um ou mais interlocutores. Criadas a partir de diferentes gêneros textuais, essas tarefas pertencem a um contexto de comunicação que conduz o estudante à percepção e ao ajuste do registro linguístico de acordo com as diferentes situações comunicativas. As atividades elaboradas nesse tópico estão de acordo com os princípios que regem o exame de proficiência reconhecido pelo governo brasileiro, o CELPE-Bras (Certificado de Proficiência de Português do Brasil). Assim, este livro não se limita a oferecer enunciados isolados para que o aprendiz focalize a estrutura da língua; oferece, além disso, a oportunidade de o estudante executar diferentes tarefas comunicativas em que certamente utilizará as formas aprendidas.

Os anexos compreendem o Consultório Gramatical, a Fala, Fonética! e os textos completos do tópico Ouça bem!. O primeiro trata mais detalhadamente da sistematização gramatical; o segundo, da pronúncia e da fonética da variante brasileira da Língua Portuguesa: Selecionaram-se os principais sons do Português falado no Brasil e, para apresentar os sons e contrastá-los, escolheram-se vocábulos ilustrativos inseridos em pequenos textos; o terceiro reúne os textos completos das atividades de audição - Diálogos.

Em Almanaque Brasil podem ser observados costumes e traços característicos populares do povo brasileiro: seu modo de ser e de agir. Esse tópico compreende aspectos culturais brasileiros, em pequenos textos sobre família, comportamento, esporte, lazer, território nacional e outros temas que traçam o perfil da sociedade brasileira. O aprendiz é convidado a pesquisar sobre aspectos culturais e a descobrir um pouco mais sobre o país: sua história, hábitos e cultura.

Terra Brasil foi produzido para servir de apoio ao processo de ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa falada no Brasil e atende plenamente as alterações advindas do Acordo Ortográfico aprovado pelos países em que o Português é língua oficial. Cuidadosamente preparado por professoras com grande experiência na área, esta obra é um roteiro para conduzir as aulas de Língua Portuguesa na perspectiva de língua estrangeira ou segunda língua.

Bom trabalho!
As autoras

© 2008, Regina Lúcia Péret Dell'Isola, Maria José Apparecida de Almeida ¦ © 2008, Editora UFMG