Exame Celpe-Bras - 1º semestre de 2017: Informações gerais

O Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras) do Ministério da Educação (MEC) é o único certificado dessa natureza reconhecido oficialmente pelo governo do Brasil.  Esse exame é internacionalmente aceito em empresas e instituições de ensino como comprovação de proficiência em língua portuguesa e, no Brasil, é exigido pelas universidades para ingresso em cursos de graduação e de pós-graduação e para validação de diplomas de profissionais estrangeiros que pretendem trabalhar no país.

Desde 1998, a UFMG é instituição credenciada para aplicação do exame que tem o apoio do Ministério das Relações Exteriores (MRE). O Centro de Extensão da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (Cenex/FALE) é o responsável pelas atividades que envolvem desde a inscrição até as de aplicação do exame CELPE-BRAS.

CONDIÇÕES PARA INSCRIÇÃO
 
A participação no Celpe-Bras é voluntária, destina-se estrangeiros e brasileiros cuja língua materna não seja a língua portuguesa, com no mínimo 16 (dezesseis) anos completos, na data de realização do Exame e escolaridade mínima equivalente ao ensino fundamental brasileiro completo.

PROCESSO DE INSCRIÇÃO

A inscrição é feita em 2 etapas. Se uma das etapas não for cumprida dentro dos prazos, haverá cancelamento da inscrição:

1ª ETAPA: preenchimento de formulário – a ser feito exclusivamente pela Internet, no endereço eletrônico http://celpebras.inep.gov.br/inscricao/ – cabe ao candidato certificar-se de que estão corretos todos os dados que forneceu. O período para realização dessa etapa inicia  às 10 horas do dia 06/03/2017 e finaliza às 23 horas e 59 minutos do dia 20/03/2017, obedecendo ao horário oficial de Brasília/DF.

2ª ETAPA: Pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 200,00 (duzentos reais), através de boleto bancário emitido pela FUNDEP (Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa), no período de 07 a 22/03/2017. O pagamento deverá ser feito em qualquer agência do Banco do Brasil.

          - Tutorial: Como fazer sua inscrição via Internet no posto aplicador 

  • Inscrição presencial: Local: Posto de atendimento da FUNDEP - Av. Antônio Carlos, 6627 - Praça de Serviços do Campus Pampulha da UFMG, em Belo Horizonte-MG - Tel.: (31) 3409-4220. O pagamento do boleto bancário referente à taxa de inscrição deverá ser feito em qualquer agência do Banco do Brasil.
  • Entrega do comprovante de pagamento ao Posto aplicador no prazo previsto em Edital (22/03/2017).
  • Entrega do comprovante de inscrição para efetivação da homologação da inscrição (22/03/2017).

Dúvidas sobre a o pagamento da taxa na 2ª etapa da inscrição deverão ser verificadas com a FUNDEP, pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ou telefone (31) 3409-4220.

Dúvidas sobre a entrega do comprovante de inscrição e do comprovante de pagamento da taxa de inscrição deverão ser verificadas junto ao posto aplicador CENEX/FALE, pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo., ou telefone (31) 3409-5136.

Para quem preferir entregar os comprovantes citados, pessoalmente ou por procuração, no posto aplicador da UFMG, o procedimento é simples: a pessoa deverá comparecer na secretaria do CENEX/FALE, dentro do horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, de 09h às 18h. Endereço da Secretaria: Sala 1000-C, 1º andar da Faculdade de Letras da UFMG - Campus Pampulha da UFMG. Alternativamente, a documentação poderá ser enviada por e-mail para o endereço: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

REALIZAÇÃO DO EXAME

O Exame será realizado nos dias 23 a 25 de maio de 2017, no posto aplicador da UFMG.

Prova Escrita: 

Local: Universidade Federal de Minas Gerais – Campus da Pampulha

Data: 23 de maio de 2017.
Horário: 9:00h – 12:00h

Local: a ser informado oportunamente. 

Atenção: O candidato deverá comparecer com 30 minutos de antecedência ao início da prova.

Prova Oral

Local: Universidade Federal de Minas Gerais – campus da Pampulha (local específico a ser informado posteriormente)

Data: 23 a 25 de maio de 2017.
Horário: de acordo com o dia e hora marcados na 2ª etapa. 

Os horários exatos da Prova Oral, bem como os locais de realização do exame, serão informados pelo e-mail informado quando da inscrição no Celpe-Bras.

Em ambas as provas, o candidato deverá levar o documento original informado no processo de inscrição.

DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS

Os resultados do Exame Celpe-Bras serão divulgados no Diário Oficial da União - DOU - e na Internet, no endereço eletrônico http://portal.inep.gov.br/celpebras em data a ser informada posteriormente. 

Para fins de comprovação perante instituições nacionais ou estrangeiras, a publicação no Diário Oficial da União - DOU, disponível também na página do INEP, possui o mesmo valor das Certidões Eletrônicas que vierem a ser expedidas.
 
EXPEDIÇÃO DE COMPROVANTE DE CERTIFICAÇÃO

A comprovação da certificação, com respectivo nível de proficiência, será feita por meio da apresentação de certidão gerada eletronicamente pelo INEP, em sua página na Internet (http://celpebras.inep.gov.br/certificacao/), validada por protocolo eletrônico. Os dados fornecidos pelo interessado no ato da inscrição serão os mesmos que constarão em seu certificado. 

Mais informações sobre o exame encontram-se disponíveis no site do Celpe-Bras, http://portal.inep.gov.br/celpebras. Provas anteriores do exame podem ser acessadas em http://www.ufrgs.br/acervocelpebras/acervo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

a

FaLang translation system by Faboba
Julho 2017
D S
25 26 27 28 29 30 1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30 31 1 2 3 4 5